O mercado de trabalho e suas dificuldades
O mercado de trabalho no Brasil se manterá aquecido até 2016 principalmente nas cidades sedes que receberão os Jogos Olímpicos e Campeonato Mundial, sendo necessário a demanda por arquitetos qualificados dos escritórios de arquitetura principalmente para reformar e construir prédios comerciais e/ou residenciais. Não somente o mundo privado, mas o Estado esta realizando muitas obras que demandam este tipo de profissional.
Na capital baiana os profissionais recém formados acabam por perceber uma dificuldade ao ingressar no mercado de trabalho, pois durante sua formação a integração do ambiente acadêmico e a realidade do mercado de trabalho são bloqueadas por uma celebração chamada colação de grau. Após isso o profissional formado que não obteve experiência suficiente para sua vida profissional percebe que o conhecimento adquirido na graduação não é suficiente para superar todas as dificuldades do mercado de trabalho.
Os escritórios de arquitetura necessitam de profissionais qualificados que são demandados por construtoras e incorporadoras que para agregarem valor ao seu produto final solicitam destes escritórios algumas tipologias desejadas com possibilidade de ampliação de acordo com publico almejado. Assim, ao invés de serem solicitados uma gama de arquitetos pelos futuros compradores dos terrenos, somente um ou dois profissionais realizam o trabalho de diversos profissionais qualificados e capacitados.
Portanto, neste mercado o profissional qualificado possui cadeira reservada nos escritórios de projetos para atender a demanda dos grandes empreendimentos luxuosos. Mas não somente este é o melhor seguimento e o único, pois ao abrir o leque de possibilidades que o arquiteto pode atuar: arquitetura de interiores, arquitetura industrial, arquitetura verde, comunicação visual, paisagismo e ambiente, edificação e construção, luminotécnica, restauração de edifícios e urbanismo, não se pode trilhar um único caminho e perder a oportunidade de se especializar em um mercado ainda não explorado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário